top of page
Título_Projetos.png

Hortas Circulares Agroecológicas

Em sistema biodinâmico para segurança alimentar e nutricional nas penitenciárias

Projeto_HortasCirculares_02.JPG

O projeto contribui na reinserção social das pessoas privadas de liberdade, através do trabalho remissivo das penas, exaltando o valor do trabalho como valor indissociável da vida em sociedade. Cultivando alimentos ricos em energia vital, que proporcionou a saúde comunitária através de uma ocupação terapêutica que permitiu aos envolvidos repensar a vida.
 

Dinamizamos o espaço ocioso, para o fim de aproveitar a produção de alimentos biodinâmicos. Oportunizamos para as apenadas do regime fechado, exercitar seu pensar, sentir e fazer, para o bem social, plantar seu alimento e plantas medicinais na promoção de saúde.

O objetivo maior foi sensibilizar os envolvidos a partir de conceitos da agricultura biodinâmica, a agricultura natural e permacultura.

 

As atividades com agricultura biodinâmica foram aproveitadas como terapia ocupacional, uma vez desenvolvida ao ar livre, envolveu o corpo e a mente das apenados, resultando em diminuição das tensões e stress provocado pelo cárcere. Outra interface a que se dirigiu o projeto, foi a reeducação do olhar para a vida, da inserção do sagrado nas atividades e da busca da crença em um lugar melhor para se viver, através da ação social.


No período que estávamos no pátio com as apenadas, realizávamos um trabalho específico e pontual a partir da pedagogia do fazer.

bottom of page