top of page
Título_Projetos.png

Segurança Alimentar e Nutricional

Curso de CSA no Quilombo dos Ausentes em Minas Gerais, saindo do preço para o apreço

O projeto realizou a implementação de um CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), na comunidade quilombola Ausente Feliz, sendo a agricultura o principal sustento desta comunidade, onde vivem mulheres que cultivam um solo fértil.


Visando fortalecer a autonomia e incentivar a união e uma relação mais justa e solidária entre agricultoress e co-coagricultores, simplificando todo o processo de produção e consumo, através das práticas de sustentabilidade que possibilitam o CSA.

Objetivos:

  • Fortalecimento da rede de agricultoras e co-produtores.

  • Aproximar a comunidade local na co-responsabilidade da produção orgânica e familiar das mulheres agricultoras quilombolas prezando a relação de vínculos diretos entre eles. 

  • Fundamentação dos conceitos de agricultura orgânica, biodinâmica, agroecologia e permacultura.

  • Fomentar a diversidade de geração de renda no Quilombo Ausente Feliz. Através da rede do CSA, da rede digital de divulgação da cultura ancestral do quilombo, seus saberes e fazeres, da prática do comércio justo e solidário, é possível aliviar a tensão das agricultoras em relação ao mercado do preço, garantindo o escoamento das suas produções para os co-produtores. Essa segurança permite sair da lógica da escassez para a lógica da abundância, sendo possível acordar habilidades e saberes adormecidos dando lugar à criatividade.

bottom of page